sábado, 26 de abril de 2014

Criando Waypoints e Rotas

Bom, vou mostrar como criar waypoints pelo Waypoint Planner
Link: (http://variometro.com.br/wplanner/)


Bom, quero chegar voando na cidade de Baixo Guandu. Mas antes de tudo, preciso analisar no Thermal.kk7 (http://thermal.kk7.ch/) a rota que aumente minhas chances para conseguir realizar esse voo.. e cheguei a essa conclusão que vocês podem ver na imagem:

A Rota


Bom,o meu paraca é 1/2 então eu tinha que tentar aproveitar ao máximo os locais em que poderia encontrar ascendentes, o vento ideal para fazer essa rota o mais rápido possível, seria no vento Leste, que sopraria me levando na direção da cidade. No dia em que tentei esse voo se não me engano o vento estava Norte.. então eu tentei ir meio que "caranguejando" lateral ao vento..


Criando os Waypoints de acordo com a Rota


Para fazer isso basta abrir o Waypoint Planner, escolher a sua região de Voo, ir em New Waypoint e colocar A depois clicar em Create, depois B, depois C quantos waypoints você quiser... feito isso, basta arrasta-lo para onde você quer que seja o seu "Pilão".  Para configura-lo com outro Nome, Cor, Descrição, Raio, basta clicar duas vezes nele e mudar as informações da maneira que preferir..



Rota Feita!



Analisando o Thermal.kk7, cheguei a conclusão de que a melhor rota para aproveitar as ascendentes e conseguir chegar na cidade seria essa, após criar a rota, devemos configurar o Format para SeeYou, Filename como preferir e depois é só fazer o download! e Configurar no XCSoar!

Para adicionar o waypoint criado, primeiro temos que colocar o arquivo na pasta XCSoarData, após feito isso vamos em Config > SISTEMA > ARQUIVOS > Waypoints> Pronto! agora é só colocar o arquivo!

Tentar a Rota!

Com tudo feito agora só nos resta tentar fazer a rota! como vocês podem ver, o meu XCSoar está configurado! vamos voar!



Valeu a Tentativa!
E eu realmente Tentei! Mas nem tudo acontece como a gente acaba planejando.. nesse dia como vocês podem ver o registro do voo gravado pelo XCSoar, eu acabei ficando no 2º Pilão.. mas valeu a tentativa!!!



(Link do Voo: http://xcbrasil.com.br/leonardo/flight/85874)

Obs, por algum motivo o registro da hora do voo acabou saindo errado.. eu decolei mais ou menos ao meio dia.. tem como corrigir esse erro pelo IGC Browser.

Bom, agora é com vocês! Bons Voos!



2 comentários:

  1. Bela iniciativa, mas analisando as possíveis rotas geradas pelo Thermal.kk7, nota-se que elas nada mais são do que rotas de estradas, ou seja não existe melhor rota para se pegar termais o que existem são melhores rotas para resgate/pouso, seria interessante se o sistema avaliasse quais foram os voos que realmente deram um ganho de altitude e os filtrasse de acordo com uma escala de valores, ai sim poderiam ser definidos os locais com os melhores gatilhos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Amigo, mto bom o tutorial, mais pq o site do waypoint planner ñ está funcionando?

    ResponderExcluir