Mapeando Térmicas Sem Sair de Casa

Bom pessoal, sabem aquela dúvida que aparece toda vez que vamos voar em alguma rampa diferente? Isso, essa mesmo, acerca dos "Gatilhos" para subir?(Tenho essa duvida até em rampas que eu conheço rsrsrs). Vou mostrar a vocês hoje uma maneira interessante de como aumentar suas chances de fazer um "voaço" usando um site rico em informações de ascendentes! Vamos a o que realmente interessa!!!

Existe um site chamado Thermak.kk7(http://thermal.kk7.ch/) Paragliding Thermal Maps, que mostra vários registros de voos, com suas devidas térmicas em locais específicos. Bom, no meu caso vou usar a Rampa do Monjolo (em Baixo Guandu - ES) como referência porque costumo voar sempre por aqui.


Locais com Maior Chance de Ascendente 

Que fique claro, as térmicas variam de intensidade dependendo do horário e com a época do ano, como vocês podem notar na opção Time Period, basta clicar no Sunrise +4h e analisar e depois no +10h que vocês irão notar diferença nas térmicas mostradas pelo site.. o mesmo vale para época do ano.. 
(Jan, Apr, Jul, Oct).


Skyways

Como vocês podem ver, esse site pega vários registros de voos , eu não sei dizer de onde o thermal.kk7 retira esses registros.. mas de qualquer forma é uma ideia um tanto interessante! mas a melhor parte está por vir..

HotSpots

Os Hotspots mostram os melhores pontos para ascendentes (usando registros de voo como base) e o mais interessante é que você pode fazer o Download deles no próprio site!

Download dos HotSpots

Bom, agora é configurar a maneira que você deseja esses Hotspots, no meu caso quero ter os arquivos de Hotspots no mês de Abril , 4 Horas após o nascer do sol, o South America é porque obviamente o brasil fica na America do Sul e agora vem a desvantagem.. limite de Hotspots.. escolhi 10.000 porque o site vai escolher os 10 mil hotsposts da America do Sul inteira de acordo da maneira que eu configurei com horário e época. Escolhi no formato OziExplorer WaypointFile (WPT) Mas também pode ser no formato CUP.. A unica  desvantagem do site é que se você quiser fazer o download direto dele, ele irá mostrar apenas um ou outro hotspot na rampa em que eu voo, afinal ele teve que selecionar os 10 mil melhores hotspots da America do Sul.. MAS podemos criar nossos próprios Hotspots analisando os melhores locais para Ascendentes e criando waypoints da nossa maneira usando o Waypoint Planner ( http://variometro.com.br/wplanner/

Para quem não sabe criar Waypoints nesse site, aqui está o link com passo a passo: http://voolivrebr.blogspot.com.br/2014/04/criando-waypoints-e-rotas.html
Depois de ter o arquivo com os waypoints dos hotspots pelo site ou criados pelo waypoint planner, agora é só enviar para o GPS e configurar para que ele mostre esses waypoints e voar!!!

Então é isso pessoal, Bons voos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário