Conhecendo o XCSoar.

Hoje vou falar um pouco do que sei sobre o XCSoar. XCSoar é um computador tático de voo originalmente desenvolvido para a plataforma Pocket PC. Em 2005, o software originalmente comercial foi dado à comunidade open-source para futuros desenvolvimentos e tem sido constantemente melhorado desde então. Agora é uma aplicação multi-plataforma que atualmente roda em Windows, Windows Mobile, Unix e até mesmo Android. Um excelente aplicativo para voo livre que pode ser encontrado na PlayStore ou pode ser feito o download direto do site (http://www.xcsoar.org/download/)



Se você deseja melhorar suas habilidades em voo , mas não quer investir em aparelhos específicos, o XCSoar é uma excelente opção, pois ele trabalha de forma integrada atuando como um Variometro e GPS, grava os voos no formato .IGC e caso o celular possua um plano de internet 3G (e sinal) é possivel que você envie o seu voo em tempo real para o LiveTrack (http://www.livetrack24.com/) ou usando o SkyLines ( https://www.skylines.aero/ ) permitindo que as pessoas vejam por onde você está passando.

Segue o link do nosso amigo Allan ensinando passo a passo de como instalar o XCSoar no seu celular android:

Para que o aplicativo dê as informações corretas de ascendentes e descendentes em tempo real, é importante que o celular possua sensor barométrico. Caso ele não possua, o XCSoar irá usar informações da sua localização pelo GPS, o que causará um certo atraso nos apitos do variometro.. Caso você queira que o seu celular apite instantaneamente , existe um aparelho chamado Ridimuim deselvolvido por Alberio Lima, que basicamente é um sensor barométrico que envia informações para o celular via bluetooth e faz com que o XCSoar apite instantaneamente conforme ascendentes ou descendentes..

Link Ridimuim : https://www.facebook.com/ridimuim?fref=ts

Link do grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/600361836724248/



11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Legal, vou ficar esperando esse post das infoboxes ! show.

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA O XCSOAR NÃO REGISTRAR POUSO EM VOO... meu email: lex.alessandro@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. eu consigo colocar os mapas e waypoints a partir de um Mac?

    ResponderExcluir
  5. Olá. Achei muito interessante o app.gostaria de saber se ele reconheceria um relógio com sensor barometrico e Bluetooth .conheci um desse na net e ele ainda é mais barato q o ridimuim

    ResponderExcluir
  6. Amigo, sabe qual tablet atualmente tem sensor barométrico para melhor funcionamento do xcsoar?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, não estou conseguindo baixar o mapa e nem gerar um, mesmo seguindo as explicações do vídeo, gostaria de saber se tem como baixar aí o da região sudeste e me enviar por email?
    Se tiver meu email é Vinícius.plantec@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tem como o relógio que possuí sensor barômetro enviar via Bluetooth o sinal do vários pra xcsoar ? Já que celular não possua sensor barômetro ! Sem querer compra o peixe do redemuim !!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a explicação, muito bom vídeo, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. O meu xcsoar naomesta mais registrando os voos

    ResponderExcluir